Observatório Racial

Aclamada autora feminista negra, bell hooks morre aos 69 anos2 min read

Reconhecida internacionalmente, bell hooks era considerada um dos maiores nomes do feminismo negro do mundo

Por Fhoutine Marie | 15/12/2021 13:52 –

Atualizada às 15/12/2021 14:37

A escritora e feminista negra bell hooks faleceu hoje, aos 69 anos
Reprodução/Instagram A escritora e feminista negra bell hooks faleceu hoje, aos 69 anos

A escritora feminista negra bell hooks  morreu hoje (15), aos 69 anos. A intelectual norte-americana já estava doente há algum tempo e faleceu em sua casa, em Berea, cercada de parentes e amigos. A passagem de bell hooks foi divulgado por sua sobrinha Ebony Motley, em um comunicado à imprensa. 

Glória Jean Watkins (seu nome de registro) nasceu em 25 de Setembro de 1952, em Hopkinsville, Kentucky, quarta filha entre 7 irmãos. O nome “bell hooks” foi inspirado na sua bisavó materna, Bell Blair Hooks. A letra minúscula é um posicionamento pessoal da autora que busca dar enfoque ao conteúdo da sua escrita e não à sua pessoa.

Seu primeiro livro “E eu não sou uma mulher? Mulheres negras e feminismo” foi publicado em 1981. Ao longo de sua carreira ela publicou mais de 40 livros, incluindo ensaios, poesia e livros infantis. Entre os temas tratados em sua obra destacam-se feminismo, racismo, cultura, papeis de gênero, amor e espiritualidade. 

Mestre em Língua Inglesa pela Universidade de Stanford e doutora em Literatura pela Universidade de Winsconsin, bell hooks chegou a frequentar escolas segregadas na infância. Em 2004, a autora retornou ao seu estado natal, Kentucky, para lecionar na Universidade de Berea. Em 2010, a instituição abriu o Instituto bell hooks, que abriga sua coleção de arte afro-americana, objetos pessoais e cópia de livros publicados em outros idiomas. O acervo já foi visitado por feministas históricas de jovens, como Gloria Steinem e Emma Watson.

https://delas.ig.com.br/2021-12-15/morre-bell-hooks-autora-feminista-negra-69-anos.html

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Olá!

ENVIE SUA MENSAGEM

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *