Observatório Racial

Marcha de Mulheres Negras pede fim do racismo no Rio de Janeiro

Mulheres negras de mãos dadas em ato no RJ

Ato contou com a presença de personalidades da luta contra o racismo, opressões e violências que atingem mulheres negras A Marcha das Mulheres Negras 2023 reuniu centenas de pessoas na Praia de Copacabana, Zona sul do Rio, neste domingo (30). A 9ª edição do movimento teve como tema “Mulheres negras unidas contra o racismo, contra todas as opressões, violências, e pelo bem viver” e contou com a presença de ativistas, como a escritora Conceição Evaristo; a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ); a deputada estadual Renata Souza (PSOL); Anielle Franco, ministra do Ministério da Igualdade Racial e irmã de Marielle Franco; e sua mãe Marinete Silva, advogada membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “É uma demonstração de força, de garra, de resistência, mas também de vitória. Vamos marchar, negrada, mulherada. Temos mulheres de toda as idades e raças”, disse Benedita abraçada a Anielle Franco antes do início da marcha. Ao fim da caminhada, a deputada reforçou a importância do ato. “Foi emocionante ver ecoar as vozes das mulheres negras de todas as idades, marchando lado a lado, reafirmando a nossa luta por direitos e igualdade. A luta que a gente carrega na pele desde que nascemos”, finalizou. Renata Souza também falou sobre a importância do ato na Praia de Copacabana. “Uma luta que não tem como recuar, das mulheres negras também nos espaços de poder, também nos espaços de decisões”. A escritora Maria da Conceição Evaristo, dona de uma produção literária que combate a opressão do povo negro, leu o manifesto de abertura da marcha. “Vamos ocupar uma das orlas brasileiras de maior visibilidade, é um ato de coragem e denúncia”, disse ao microfone para as milhares de negras presentes.

AVISO DE PAUTA: Ministra Anielle Franco lança programa de intercâmbios com países africanos, latino-americanos e caribenhos em São Luís (MA)

Foto ministra Anielle Franco

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, lança nesta segunda-feira (31), em São Luís (MA) , às 14h, o Programa Caminhos Amefricanos. O programa é feito em parceria com o Ministério da Educação e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O objetivo é promover intercâmbios para o fortalecimento de uma educação antirracista a partir da troca de experiências, de conhecimentos e de políticas públicas em países do sul global para docentes e estudantes de licenciatura. Os primeiros países a serem contemplados são Cabo Verde, Colômbia e Moçambique. Além da ministra Anielle Franco, o Governador do Estado do Maranhão, Carlos Brandão, vai participar do anúncio. A ministra Anielle falará com a imprensa antes do início do evento, às 13h45. SERVIÇOLançamento do Programa Caminhos AmefricanosData: 31/7Horário: 14h – início do lançamentoLocal: Palácio Cristo Rei, Praça Gonçalves Dias, Centro, São Luís – MA.Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/@ministerioigualdaderacial/featured  Credenciamento de imprensa: Jornalistas, favor enviar nome, veículo, telefone e e-mail para imprensa@igualdaderacial.gov.br para se credenciar para o evento.

APOIO À CANDIDATURAS ANTIRRACISTAS E DEFENSORAS DO ECA PARA CONSELHOS TUTELARES EM TODO BRASIL!

Criança negra sorrindo em chamada para cadastro no ECA

Você conhece candidatos/as a Conselheira/o Tutelar de luta e comprometida com nosso povo? No próximo dia 1º de Outubro teremos eleições para Conselhos Tutelares em todo Brasil. Este cadastro se destina à candidaturas antirracistas para os conselhos tutelares, que sejam Defensoras do ECA, da Democracia, do Estado Laico e contrárias a criminalização da pobreza. O cadastro tem por objetivo oferecer formação, orientação, e apoio em comunicação e composição da plataforma “Em Defesa do ECA – Por Conselhos Tutelares Antirracistas”. Este trabalho é promovido pela Uneafro Brasil, com apoio do Instituto de Referência Negra Peregum. INSCRIÇÕES NO LINK: https://forms.gle/jNq3xi2h8DtqWvhB8 A partir da adesão à carta de princípios e do preenchimento deste formulário, a candidatura será incluída na plataforma EmDefesadoEca, e assim será divulgada, promovida e apoiada por meio de redes sociais e redes de apoiadores nas respectivas cidades. Além disso, todos os inscritos poderão participar do processo de formação e receber outros apoios a serem divulgados. Mais informações: www.UNEafroBrasil.org